Beleza – Como manter os pés macios em casa?

beleza-cuidados-pes-em-casa-looks-da-moda-foto-reprouducao-600x350-1
Sapato correto, ingestão de água e produtos específicos para os pés evitam o ressecamento da pele

Pés ressecados se tornaram o drama de muitas pessoas, principalmente das mulheres. Dizem que sapato ou é bonito ou é confortável, os dois juntos é impossível, certo? Errado! É possível e essencial para manter pés bonitos, macios e saudáveis. O atrito causado pelos sapatos, calçados de plástico ou apertados que impedem o fluxo sanguíneo e a oxigenação, andar descalço ou até mesmo a falta de hidratação do corpo são alguns dos motivos que deixam os pés ásperos.

Outro hábito comum, porém errado, é o ato de lixar os pés. “Parece benéfico, mas se feito de forma inadequada e diariamente, pode provocar um efeito contrário engrossando ainda mais a pele. Isso acontece porque células vivas também são retiradas e, como forma de proteção, o cérebro envia uma mensagem para mandar mais pele para o local”, explica a podóloga da Pro Unha, Patrícia Thenório. Lixa somente no podólogo, uma vez por mês.

Para manter os pés macios, é essencial beber muita água e esfoliar a região de uma a duas vezes na semana, aplicando em seguida um bom hidrante específico para os pés. Patrícia ressalta que “pés com fissuras não devem ser esfoliados e sim tratados com creme hidratante, de preferência com ação cicatrizante”.

Outra dica para evitar os pés ressecados é a bucha de banho. “Buchas vegetais são ótimas para lavar os pés todos os dias. Elas esfoliam na medida certa, sem retirar células vivas”, conta Patrícia.

Foto: Reprodução internet