Cirurgião vascular comenta a importância da prevenção de varizes

pernas mulher mulheres praia biquini

As mulheres, principalmente, costumam prestar mais atenção às pernas quando a temperatura está mais quente, época de vestidos curtos, shorts e biquínis. É nesse período que, normalmente, observam o aparecimento de vasinhos que acreditavam não estar ali anteriormente.

Ficar muitas horas de pé ou sentado, levar uma vida sedentária, e fazer uso de anticoncepcionais e de cigarros, além da tendência hereditária, são fatores que colaboraram para o desenvolvimento de problemas circulatórios. O calor somente propicia a dilatação venosa dando maior visibilidade aos casos já existentes.

Por isso, é muito importante que as pessoas continuem a cuidar da saúde e da qualidade de vida o ano todo. Durante o inverno, por conta do frio, é comum a redução da prática de exercícios e o aumento do consumo de alimentos mais calóricos, o que pode propiciar o aparecimento de problemas circulatórios periféricos, além de varizes e vasinhos nas pernas. “Sem dúvida a prevenção é sempre importante. Essa prevenção passa pela prática regular de atividades físicas – sempre orientada pelo médico -, adotar uma dieta saudável, abolir o tabagismo, evitar ganhos de peso e utilizar meias de compressão diariamente”, orienta o cirurgião vascular Gustavo Solano, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular e da International Society for Vascular Surgery.

“Meias de compressão também são muito importantes para a prevenção e tratamento de problemas venosos. A compressão graduada garante uma maior compressão a partir do tornozelo e diminui à medida que sobe em direção à coxa, facilitando o retorno do sangue. As meias também colaboram na prevenção e tratamento das varizes, inclusive no pós-operatório e são muito úteis ainda prevenindo problemas circulatórios durante e após a gravidez, além de atuar no controle do edema nas pernas”, destaca o especialista.