Cabeleireiro Wanderley Nunes revela os segredos para ter cabelos saudáveis no inverno

Cabeleireiro Wanderley Nunes revela os segredos para ter cabelos saudáveis no inverno

Os climas quentes e frios possuem grande influência no guarda-roupa, assim como nas sensações – e humor – que formam nosso dia a dia. Além disso, a temperatura interfere também na forma como devemos cuidar e tratar nossos cabelos.  Para que o assunto seja melhor aproveitado, o cabeleireiro Wanderley Nunes resolveu responder as principais dúvidas sobre como o frio afeta os cabelos. Ele também afirma: é possível manter os cabelos saudáveis no inverno.

– Como o frio interfere no cabelo?
Wanderley Nunes: No inverno, a umidade do ar diminui (ou seja, ele fica mais seco), então os fios tendem a ficar mais desidratados, fracos e quebradiços. Isso faz com que o cabelo fique com aspecto menos saudável.

– O que mais prejudica o cabelo nessa época de temperaturas baixas?
Wanderley Nunes: A água muito quente no banho. Como está frio, as pessoas tendem a aumentar a temperatura da água do chuveiro, mas isso é péssimo para o cabelo e principalmente para o couro cabeludo – ele fica mais ressecado, o que acelera a formação da oleosidade e ainda pode causar escamação. Devemos ter muito cuidado para que o couro cabeludo não fique tão frágil e irritado. Para isto, basta manter a água em temperatura morna e massageá-lo com delicadeza.

– Como proteger os fios no dia a dia?
Wanderley Nunes: Além do cuidado com a temperatura da água – que interfere também na cutícula dos fios – é bacana utilizar sempre um ‘leave in’ adequado para seu tipo de cabelo. Isso vai mantê-lo protegido por mais tempo. Outra prática importante é aplicar máscaras de tratamento pelo menos uma vez por semana, para que os fios fiquem mais fortalecidos. Para proteger o cabelo das ações do vento e da chuva, uma boa opção é adicionar ao look acessórios como chapéu, gorro ou cachecol.

– O uso de chapinha ou baby liss pode ser feito à vontade?
Wanderley Nunes: Esses equipamentos devem ser utilizados com cautela, em qualquer situação. Se é possível evitar, melhor. A exposição às temperaturas elevadas desidrata ainda mais os fios – o que é ainda mais prejudicial no inverno, já que o próprio clima já desidrata os fios.