Modelo Hailey Bieber estrela ação dos 146 anos de jeanswear

Jeanswear Denim Moda Jeans

Looks da Moda Jeans

A modelo Hailey Bieber é a estrela de ação de determinada marca internacional que comemora no dia 20 de maio de 2019, 146 anos da criação do seu primeiro jeans.

O tecido denim se caracteriza pelo formato diagonal dos fios, que ganham esta particularidade devido à disposição de sua trama. Esta característica é, basicamente, o que diferencia o denim dos demais tecidos fundamentados em matéria prima natural (algodão). O denim tradicional é um tecido plano, de ligamento em sarja (construção em diagonal) de algodão, produzido a partir de trama em fio cru e urdume em fio tingido com corante.

Lembrando que o índigo é o mais antigo dos corantes. A palavra denim originou-se na França do século XVII a partir da expressão “Serje de Nimes” (Sarja de Nimes), uma referência à cidade de mesmo nome, localizada na região Sul do país. Esta definição se aplicava a um tecido rústico de algodão bastante usado na época por marinheiros e demais trabalhadores.

O surgimento do jeanswear, principal subproduto do denim, aconteceu por volta de 1870 quando o comerciante alemão, Oscar Levi Strauss, passou a comercializar lonas, que tinham a finalidade de cobrir as carroças dos mineradores. Com a saturação do mercado, seus produtos começaram a se acumular nas prateleiras. Ao observar o enorme desgaste e a contínua reposição das vestimentas dos mineradores, Strauss inovou ao inventar o uso da lona em calça com cinco bolsos extremamente resistente. Sua criação logo se difundiu entre os mineradores, porém o uso de material muito rígido e desconfortável levou Levi Strauss a buscar um novo tipo de tecido que tivesse a mesma resistência e que proporcionasse maior conforto. Essas características foram encontradas no tecido de origem francesa produzido na região de Nimes e utilizado por marinheiros. Inicialmente o jeanswear foi utilizado como roupa de trabalho, uniforme. No século seguinte, passou a ser usado na vestimenta com uso diário em diversos momentos.