Mercado de moda exige dedicação e muito estudo

Alunas da Faculdade Senac Porto Alegre levaram a moda gaúcha ao Concurso dos Novos no Dragão Fashion Brasil 2016 – Foto Senac/RS
Alunas da Faculdade Senac Porto Alegre levaram a moda gaúcha ao Concurso dos Novos no Dragão Fashion Brasil 2016 – Foto Senac/RS

Trabalhar com moda parece ser, desde o início, a profissão dos sonhos. Os filmes mostram grandes passarelas, pessoas estilosas e um estilo de vida repleto de boas peças e glamour, porém, para chegar neste nível, é necessário muito estudo e dedicação. De acordo com a docente dos cursos de moda do Senac Novo Hamburgo Bruna Michel, gostar de roupas, tendências e estilo são características primordiais, mas a pesquisa e o interesse em áreas distintas, como história, música, teatro, artes e cinema, fazem com que os especialistas em moda sejam mais completos.

De acordo com a docente, os profissionais do segmento possuem uma vasta gama de atividades: “É possível atuar como modelista, pilotista, desenvolvedor de desenho e ficha técnica, pesquisador de moda, tendências e comportamento, cool hunter, produtor de conteúdo para blogs e sites de moda, produtor de moda, consultor de estilo, produtor de desfiles e editoriais, visual merchandising, entre outros.”

Bruna Michel, docente dos cursos de moda do Senac Novo Hamburgo – Foto Enfato MultiComunicação / Divulgação
Bruna Michel, docente dos cursos de moda do Senac Novo Hamburgo – Foto Enfato MultiComunicação / Divulgação

Sobre as habilidades principais para ser bem sucedido na área, Bruna destaca curiosidade e saber trabalhar em equipe: “Acredito que as principais características para atuar na área de moda são curiosidade (estar sempre pesquisando e lendo sobre moda, tendências e o que acontece no mercado), empatia e saber trabalhar em equipe, pois, no mundo da moda, é importante que se tenha contato com diversos profissionais.”

Com a grande abrangência da internet e dos blogs de moda, muitas pessoas conseguem destaque no segmento sem uma formação específica, com opiniões ou estilo que conquistem o público. Para a professora, mesmo com este cenário, a qualificação ainda é um diferencial para se destacar no meio. “O grande diferencial em ter qualificação na área é justamente ter propriedade e entendimento técnico, científico e prático sobre o que está falando, isso, sem dúvidas, fará com que o profissional se destaque. Embasamento para comprovar a sua opinião sobre os diversos assuntos da moda é imprescindível, assim como a versatilidade e a constante pesquisa.”