Cabelo cacheado : guia completo de cuidados por cabeleireiro Carlos Lima

Dicas de Beleza – Cabelo cacheado

Predominante nas mulheres brasileiras, o cabelo cacheado tem um charme natural e precisa de cuidados redobrados

Os cabelos cacheados finalmente ganharam seu lugar ao sol e nem parece que há poucos anos não tinham espaço, inclusive, na indústria dos cosméticos. O cabeleireiro Carlos Lima explica que era comum que as mulheres crespas optarem pode alisamentos por simplesmente não saberem como lidar com a curvatura natural.

“Os fios cacheados tem particularidades que necessitam de atenção, como o fato de serem naturalmente mais ressecados e precisarem, com frequência de umectação com óleo e tratamentos nutritivos”. Pensando nessas particularidades, o profissional preparou um guia de cuidados essenciais para as crespas e cacheadas.

Lavagem
O cuidado com os fios cacheados começa antes mesmo da lavagem. Devido a característica natural de ser mais ressecado, pois a curvatura não permite que a oleosidade do couro cabeludos chegue as pontas, os cachos precisam de cuidados pré-shampoo. “Antes de cada lavagem é interessante usar algum óleo natural no cabelo e deixar agir por uma hora. Ou, caso o dia seja corrido, optar por um condicionador sem sulfatos ou creme sem enxágue para aplicar durante o banho antes de shampoo”.

De acordo com o cabeleireiro, essas medidas evitam que a lavagem retire toda a oleosidade natural do fio, prevenindo o ressecamento sem impactar na higiene. Outro ponto levantado pelo profissional é que o shampoo deve ser aplicado somente na raiz do cabelo, sendo o comprimento do cabelo atingido apenas pela água de enxágue.

Secar e pentear
Após sair do banho, Carlos Lima recomenda que o excesso de água seja retirada com uma toalha de algodão. “O tecido das toalhas comuns possui pequenas elevações que podem contribuir para o frizz”, aponta.

Pela curvatura em relevo, os fios encaracolados quebram com mais facilidade, por isso, o profissional recomenda paciência na hora de pentear. “O trabalho deve ser feito com um pente de dentes largos ou um escova com cerdas espaçadas para facilitar. O cabelo deve ser penteado sempre começando pelas pontas e subindo para a raiz, o que evita o embaraço e a quebra do fio”.

De olho no creme de pentear
A finalização com o creme certo impacta diretamente na beleza dos fios e também no day after — quantidade de dias em que o cabelo cacheado permanece arrumado e sem frizz. O profissional alerta que analisar a curvatura do cabelo é essencial para acertar na escolha.

“Para curvaturas mais abertas e fios mais finos, o ideal são cremes mais leves e hidratantes, que ajudam a definir o cabelo sem pesar. Já fios de cachos mais fechadas e com características afro, podem investir em cremes mais consistentes a base de óleos, que vão  combater o frizz e ajudar bastantes na definição”.

Umectação
Pela característica ressecada salientada pelo profissional, a utilização de óleos para nutrir o cabelo é indispensável. “Mesmo aquelas que possuem uma raiz mais oleosa é importante esse cuidado. Nesses casos, a umectação deve ser feita apenas no comprimento e nas pontas, para não obstruir a raiz”.

Hora de hidratar
O cuidado do cabelo com um creme de hidratação é recomendado pelo profissional pelo menos a cada quinze dias. “Nesse momento, usar um shampoo um pouco mais forte é interessante para abrir a cutícula do fio e permitir a ação mais eficiente dos cremes”.

Além disso, o cabeleireiro recomenda que cremes hidratantes— a base extratos vegetais como frutas e plantas, com função de repor água do cabelo —, nutritivos, compostos de óleos —, de reconstrução — a base de proteínas como a queratina para reconstruir a estrutura do fio — devem ser intercalados.