São Paulo, SP 8/7/2020 – Confira a lista dos melhores países da Europa para brasileiros morarem, terem uma qualidade de vida, e uma experiência internacional de vida.
Morar na Europa é o sonho de muitos brasileiros, mas essa é uma decisão que exige muito planejamento para que tudo dê certo. Se mudar de País é uma constante na vida de várias pessoas, vale conhecer os melhores países da Europa para brasileiros morarem, e quais as vantagens e desvantagens de cada um deles.
O Brasil está na lista dos países que mais emigram no mundo. De acordo com OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), com dados de 2019, o Brasil ficou na 17ª do ranking dos países que mais emigram.
Os Estados Unidos e o Japão continuam sendo os principais destinos escolhidos pelos brasileiros na hora de escolher uma nação para morar fora. Mas a Europa também é um grande destino procurado, devido ao grande número de cidadãos com dupla cidadania.
Entre os principais fatores que levam os brasileiros a emigrarem estão a violência, a crise econômica e a possibilidade de morar em um lugar mais seguro, com mais qualidade de vida e mais oportunidades profissionais.
Espanha
A Espanha é um país que tem muitas facilidades para os estrangeiros morarem. O visto é de fácil acesso e morando 2 anos legalmente no País europeu, já é possível solicitar a cidadania espanhola por tempo de residência.
Uma vantagem enorme para quem pretende morar na Europa. Além disso, quem é casado com espanhol, neto ou filho de espanhol de origem, precisa residir apenas um ano no País para obter a nacionalidade espanhola.
A Espanha é um país com 46 milhões de habitantes, com muita história e tradição. Com praias belíssimas e muitos dias de sol por ano, morar na Espanha é ter acesso a boa saúde e muita qualidade de vida.
Entre as desvantagens de morar na Espanha estão o desemprego em algumas áreas de atuação. Por isso, é importante pesquisar vagas na área em que atua, e ver como está o mercado de trabalho para essa profissão.
Entre as melhores cidades para morar na Espanha estão a capital Madri, Barcelona, Valência e Sevilha.
Portugal
Portugal é um país de 10 milhões de habitantes e uma forte ligação histórica com o Brasil. Nos últimos anos, o País europeu recebeu uma grande quantidade de estrangeiros vindos do Brasil, o que sobrecarregou seu sistema de imigração (o SEF – Serviços de Estrangeiros e Fronteiras).
É um país bastante receptivo principalmente para quem pretende estudar em Portugal. Atualmente, 51 universidades aceitam a nota do ENEM como forma de ingresso e o número de cursos de Mestrado impressiona.
Para quem pretende curtir a aposentadoria em Portugal, a região do Algarve é a mais procurada. Isso porque, por lá tem média de 300 dias de sol por ano, praias belíssimas e muitos espaços para caminhadas e atividades físicas.
Além do Algarve, outras ótimas opções de cidades para morar em Portugal são Cascais, Estoril, Figueira da Foz, Leiria e Viseu.
Já entre as desvantagens de morar em Portugal estão o baixo salário mínimo, de € 635,00, um dos mais baixos da Europa, e dificuldade de encontrar moradia nas grandes cidades.
Estudar em Portugal: conheça as cidades que são destinos para estudantes.
Irlanda
A Irlanda está na lista dos melhores países da Europa para brasileiros morarem pela facilidade do visto. Muitos brasileiros escolhem a Irlanda para estudar inglês, tirar um ano sabático ou trabalhar e estudar.
A Ilha Esmeralda, como é carinhosamente chamada, é incrível pelas suas belas paisagens e falésias exuberantes (cliffs). É um país bastante verde, com muitos pubs, bares e muitos castelos medievais.
O país conta com 4,9 milhões de habitantes, e Dublin é a cidade mais procurada pelos brasileiros para morar na Irlanda. Mas existem cidades menores que também podem ser boas opções, como Galway e Cork.
Entre as desvantagens de morar na Irlanda está o clima bastante chuvoso e frio, além dos preços dos aluguéis em Dublin.
Custo de vida em Dublin – conheça os principais custos.
República Tcheca
A República Tcheca é um dos melhores países da Europa para brasileiros morarem por conta da área profissional. Os estrangeiros que moram no país do leste europeu, apontaram uma grande satisfação na carreira e boas perspectivas profissionais.
Também é um ótimo país para formar uma família, há estabilidade econômica e muitas opções de lazer.
A cidade mais escolhida para morar na República Tcheca é a capital Praga, considerada uma das cidades mais bonitas de toda a Europa.
Entre as desvantagens de morar na República Tcheca estão a dificuldade de se inserir na sociedade local, e de falar o idioma. Por isso, é muito importante dominar o inglês.
Suécia
A Suécia aparece na lista dos melhores países da Europa para brasileiros morarem pela sua qualidade de vida. É um país bastante aberto para estrangeiros e há boas possibilidades de trabalho.
O País escandinavo é um dos países mais desenvolvidos do mundo. Além disso, a Suécia possui baixa desigualdade social, e é considerado um dos países mais socialmente justos da atualidade.
Com 10 milhões de habitantes, o país nórdico possui lugares lindíssimos e muitas ilhas. Entre as melhores cidades para morar na Suécia estão a capital Estocolmo, Gotemburgo e Malmö.
Entre as desvantagens de morar na Suécia estão o frio e a neve. É preciso gostar bastante do frio para morar nos países nórdicos da Europa, entretanto, tudo é preparado para o frio e todas as casas, lojas e restaurantes possuem calefação.
O segredo é pesquisar
Há diversas opções de países da Europa para morar, e é preciso saber qual se adéqua com o próprio estilo de vida e perfil. É necessário pesquisar sobre os países de interesse, custo de vida, possibilidades de emprego e opções de visto.
Quem possui cidadania europeia tem mais facilidade para se mudar para a Europa, e não é necessário solicitar um visto.