Aedes aegypti é o assunto do momento. Uma preocupação de saúde pública. Todas as opções e sugestões para evitar a picada do mosquito são importantes. Uma das sugestões de prevenção é do personal stylist Murilo Grilo. “Esqueça as roupas escuras durante o dia. Deixe o preto no armário”, é o que orienta Murilo. Segundo pesquisas, as cores podem influenciar a opção do Aedes aegypti, onde o mosquito tem sua preferência por cores escuras. “Os mosquitos são fotossensíveis e não sabem lidar muito bem com a luminosidade, por isso a preferência por cores escuras”, explica o especialista em consultoria de imagem.
De acordo com um estudo da Universidade de São Paulo (USP), o Aedes aegypti consegue reconhecer a tonalidade de cores das roupas que a pessoa usa, e o preto é sua cor preferida. “Para nos protegermos devemos nos vestir com cores mais claras durante o dia. As combinações são inúmeras, tecidos leves e frescos são essenciais”, orienta.
Confira algumas dicas essenciais de Murilo Grilo para se prevenir das indesejáveis picadas no dia a dia, sem deixar seu estilo de lado:
:: Em casa: em um ambiente totalmente informal, opte por usar aquela roupa que te deixa mais à vontade. Durante o dia, use cores claras.
:: No trabalho: esse é o ambiente em que devemos ter o maior cuidado, pois a escolha pode interferir no dress code da empresa, então fique atento. Se o ambiente pedir um terno, opte por cores claras, como o cinza, bege, cáqui e escolha tecidos que sejam mais frescos como o algodão. Deixe o terno escuro, como o azul marinho e preto, para eventos de finais de tarde e noturnos. Uma ótima dica é optar pelo cinza claro, a cor é clássica e não deixa de ser formal.
:: No Lazer: nesse tipo de ambiente, que é mais descontraído, opte por tecidos leves como o linho e o anarruga. São ótimos para o nosso clima tropical, pois não retêm o calor do corpo. Assim, não transpiramos tanto e evitamos a atração do mosquito. Uma boa pedida é uma bata de linho. Não esqueça: use sempre o repelente nas áreas expostas da pele e também sobre a roupa.
Foto : Divulgação