Cuidar dos pés é algo que vai muito além do simples cortar unhas, lixar e passar esmalte. Além de bonitos, os pés precisam estar saudáveis para evitar doenças, bactérias e até mesmo calos. O uso excessivo de sapatos fechados e saltos altos podem trazer alguns problemas como frieiras, calosidade e rachaduras. Por isso, cuidar dos pés com um profissional pode trazer benefícios para eles e para a vida.
Segundo a podóloga do salão Monde K, Cleide Trindade, quando bem cuidados os pés ficam macios e apresentam sinais de saudáveis. “Além de evitar doenças decorrentes do dia a dia, a podologia relaxa e trás benefícios até para a autoestima”, comenta Cleide. Abaixo, a profissional do Monde K indica 10 motivos para você cuidar de seus pés:
1 – Corte correto das unhas: o corte correto é fundamental e merece cuidado. “O ideal é deixar as unhas em formato quadrado, assim evitamos que ela corte os cantos dos dedos e encrave”, explica a profissional do salão Mondek
2 – Cuidar das fissuras dos calcanhares: elas devem ser desbastadas e lixadas para evitar dor ou até mesmo sangramento.
3 – Cuidado com micose de unhas: as unhas merecem atenção especial, pois podem acumular bactérias e gerar micose. ”As micoses podem ser tratadas com limpeza e medicamentos apropriados para que não se proliferem e se espalhem paras as outras unhas”, comenta Cleide.
4 – Evitar fungos entre os dedos: a podóloga dá como dica secar bem os pés diariamente após o banho, para evitar fungos causadores de mau cheiro e odor.
5 – Evitar calos e calosidades: os calos devem ser desbastados e lixados, pois, além de causar dor, podem interferir no caminhar.
6 – Cuidar de unhas encravadas para evitar infecções: unhas encravadas podem infeccionar, trazendo muito incomodo e dor forte. “Elas devem ser cortadas e tratadas para evitar uma piora do quadro e demais complicações”, orienta Cleide.
7 – Prevenção, recuperação e reabilitações dos problemas dos pés: elas são necessárias para manter os pés saudáveis e livres de desconforto. Certifique-se de procurar o profissional mais apropriado com frequência de acordo com o seu problema para manter uma vigilância dos pés.
8 – Ativar a circulação: massagens como a reflexologia, massagem que utiliza pressão em determinados pontos dos pés, e outras são sempre indicadas para estimular pontos que trazem conforto e tranquilidade.
9 – Relaxar: com os cuidados corretos e atenção, cuidar dos pés pode ser uma atividade relaxante e agradável que não pode ficar de fora das atividades diárias.
10 – Melhora da autoestima: pés bem cuidados, bonitos e saudáveis podem melhorar a autoestima e o bem estar.
Foto: Reprodução Internet