Rio de Janeiro, RJ. 27/7/2020 –
Com a crise do novo Coronavírus, muitas empresas precisaram reduzir custos para sobreviver. O especialista em gestão industrial, Rafael Netto, explica quais são os passos que um empresário precisa tomar para fazer a decisão certa na hora de trocar de sistema ERP.
O especialista em gestão industrial e sócio da Nomus, Rafael Netto, listou quais são os passos que todo empresário deve tomar na hora de pesquisar um novo sistema ERP.
Com a crise do novo Coronavírus, muitas empresas precisaram substituir o sistema ERP para reduzir custos e aumentar a produtividade, entretanto, de acordo com o especialista, essa não é uma tarefa simples.
Segundo Rafael Netto, é preciso tomar alguns cuidados na hora de escolher a ferramenta ERP ideal para uma empresa. Para facilitar o entendimento, o especialista listou os principais passos a serem seguidos:
1. Levar a troca de sistema a sério
Rafael diz que a troca de um sistema ERP pode ser uma tarefa demorada e custosa para a empresa. Por isso, o empresário deve fazer uma boa pesquisa antes de tomar a decisão final. Dessa forma ele evita retrabalho e prejuízo.
2. Verificar a tecnologia utilizada
É fundamental que o sistema ERP escolhido use tecnologia de ponta, preferencialmente web e que a usabilidade do sistema seja fácil. Segundo Rafael, um sistema dificil de usar enfrenta maior resistência dos funcionários da empresa e pode aumentar muito o custo de implantação da ferramenta.
3. Avaliar o suporte da empresa
De acordo com Rafael, é preciso avaliar bem o suporte oferecido pela empresa de ERP escolhida. O especialista indica testar quais são os canais de atendimento, a velocidade das ligações e a experiência em geral do setor de suporte.
4. Avaliar a implantação da empresa
É preciso também entender bem como funciona todo o planejamento e execução da implantação e treinamento da equipe para a utilização da nova ferramenta. Segundo Rafael, de nada adianta comprar uma ferramenta poderosa que não funcione no dia a dia da empresa.
5. Pedir uma demonstração
Por último, Rafael alerta que uma empresa nunca deve fechar negócio com um sistema ERP sem ver uma demonstração do sistema. Isso porque o empresário precisa verificar se aquilo que está sendo prometido de fato existe e que funciona bem.