A temporada de frio traz preocupação com os cabelos. O clima ameno interfere na saúde dos fios e exige cuidado extra para mantê-lo hidratado.
O impacto do frio na pele é a desidratação, que acaba atingindo o couro cabeludo, levando à queda mais constante de fios e proporcionando um aspecto mais opaco. Para piorar, o frio nos leva a recorrer a banhos mais quentes, uso de chapéus e toucas que também prejudicam as madeixas.
Por isso, a hidratação deve ser intensificada neste período para que o cabelo permaneça saudável. “A primeira coisa que se deve fazer é continuar a lavá-lo, mas evitando a água muito quente, pois ela pode deixar o couro excessivamente oleoso e os fios muito quebradiços”, explica a hair stylist Rosângela Rocha. Depois do banho, a dica é secar muito bem os fios para evitar a concentração de água no couro cabeludo.
No outono, quando as temperaturas começam a esfriar, Rosângela orienta também fazer um tratamento preventivo baseado no uso de shampoos de equilíbrio para raízes oleosas e pontas secas e alternar com a utilização de um shampoo contra quedas capilares. Ele ajudará a tonificar o couro cabeludo, controlar a oleosidade e impedir episódios de alopecia.
Ela ainda sugere intensificar as massagens associadas aos hidratantes, para ajudar na penetração das substâncias nas cutículas. “Além disso, apostar em alimentos ricos em minerais essenciais e consumir água com frequência ajudam a combater a queda da temperatura. A estrutura capilar sente essa mudança climática, e é preciso fortalecê-la de todas as formas possíveis para evitar quedas acentuadas”, sugere Rosângela Rocha.
A proteção dos fios começa pela própria pele. Mantendo-a saudável e protegida, a tendência é de que o cabelo corresponda à altura.