Programa de mentoria voltado a artistas negras está com inscrições abertas até 17 de abril

UMA - Universo Moda e Arte no Looks da Moda - looksdamoda.com

Looks da Moda

Programa de mentoria voltado a artistas negras está com inscrições abertas até 17 de abril

Até o dia 17 de abril de 2023, artistas negras de todo Brasil poderão se inscrever no UMA – Universo Moda e Arte, programa de mentoria artística que tem como objetivo principal aproximar as criadoras do mercado de moda e design por meio de capacitações voltadas para o desenvolvimento de carreira com foco em criatividade, gestão, comunicação e desenvolvimento de novas ideias junto a outros artistas, críticos e agentes dos sistemas da arte, moda e design. O projeto está com inscrições abertas para artistas visuais e gráficas, bordadeiras, ilustradoras, fotógrafas e artistas de lettering.

Com duração de três semanas, as mentorias ocorrem em formato online, possibilitando acesso a pessoas de qualquer localidade. As atividades foram planejadas para a construção de estratégias de carreira que respeitam a individualidade de cada artista e proporcionam ferramentas que permitem impulsionar o próprio trabalho, buscando ampliar as expectativas de atuação profissional, aproximando do mercado de moda e design e reconhecendo estes como potenciais ambientes de atuação.

Dividido em cinco módulos, os encontros contam com profissionais renomados em suas áreas de referência, de diferentes regiões do país e que contemplam grupos étnicos diversos, principalmente afrobrasileiro. Cada profissional convidado apresenta uma aula preparada exclusivamente para este programa, onde além das aulas irão propor um exercício específico que será apresentado ao fim do módulo correspondente e que somará a entrega final proposta pelo projeto: apresentação das artistas no formato de pitch para exposição do próprio trabalho para agentes das artes e da moda, visando assim uma aproximação com ambos os mercados. Integram o corpo formativo Alex Tso e Ramo, Dina Prates, Denise Salles e integrantes de marca de moda e lifestyle jovem..

O projeto conta também com encontros de escuta psicoterapêutica coletiva. Segundo a criadora do projeto, a jornalista e mestra em Design Carol Anchieta, a atividade é de máxima importância no processo formativo: “por reconhecermos que ambos os mercados são reflexos do meio estruturalmente racista, reproduzindo assim um ambiente muitas vezes excludente e discriminatório, convidamos as psicólogas clínicas Andressa Moraes e Liziane Guedes para um reforço na autoestima, tomada de decisões e segurança das artistas negras ao apresentarem seus trabalhos para mercados majoritariamente dominado por homens e pessoas brancas”, revela.

A seleção das participantes será feita por Carol, pela artista visual, designer, produtora e escritora Mitti Mendonça e o artista e educador, fundador e residente no Ateliê Figa de Guiné, Wagner Mello, também diretores do programa. O pitch promoverá um encontro das alunas com curadores, agentes de arte, diretores de instituições que conhecerão em primeira mão os trabalhos desenvolvidos durante a residência para marcar o contato com o mercado. Os nomes serão definidos após a seleção final das artistas, a fim de atender também as regionalidades das participantes. Cada uma delas receberá uma bolsa no valor de R$ 1.500,00, conforme participação ativa de 75% de presença. O programa elegerá 10 selecionadas e os nomes serão divulgados no dia 25 de abril de 2023.

MÓDULOS

1 – Formalização, “artista profissional” e Mercado de Trabalho

CASE Agência/Galeria de representação de artistas, plataformas de portfólio. Gerando valor para sua arte, precificação, opções de comercialização

2 – Gerindo Meu Negócio

Apresentar uma nova perspectiva em relação ao negócio, buscando entender a importância da gestão financeira e administrativa para garantir a sustentabilidade financeira futura das artistas. Mentoria: Dina Prates

3 – Moda & Arte I – Processo Criativo “A teoria da busca pelo erro perfeito”.

Conteúdo interdisciplinar para o desenvolvimento teórico e prático do pensamento de moda e arte, os participantes terão a possibilidade de desenvolver visões críticas sobre seus trabalhos criativos e de entender a relevância do processo criativo na construção de um pensamento de moda. O grupo terá forte embasamento para defender o ato de vestir como força de linguagem com alta carga simbólica que impacta diversas áreas da nossa construção social. Com base nos estímulos da subjetividade e construção de imagem de cada indivíduo participante da mentoria. Mentoria: Denise salles

4 – Moda e Arte II

  • Sustentabilidade & o Mercado de Moda: Introdução ao mercado de moda e noções básicas de negócio. Estudo sobre público e lifestyle jovem. Práticas de sustentabilidade ambiental e social com exemplos práticos do mercado (jeans circular, remalha, desenvolvimento digital).
  • Desenvolvimento de Coleção e Pesquisa de Tendências: Etapas do processo de desenvolvimento de um produto desde o planejamento até a loja. Envolvendo temáticas, coleção, cartela de cor, modelagem e estamparia. Abordagem de como começar uma pesquisa de tendência, análise de mercado e comportamento de consumo além do compartilhamento de sites e fontes de pesquisa.
  • Estamparia: Passo a passo de criação de estamparia e os tipos mais utilizados no mercado da moda. Estudo de oportunidades diferenciadas de aplicar estamparia e arte em superfícies diretas. Softwares e recursos mais utilizados (Illustrator, Photoshop, aquarela, desenho a mão, desenho digital…). Como funcionam nossas parcerias e trabalhos com freelancers e artistas dentro da estamparia. Atividade extra: Como entender um rapport de forma prática e didática.
  • Moda, Tecnologia e Inovação: Inovações considerando o contexto de mercado de moda e a evolução tecnológica aplicadas em modelagem 3D, aceleração digital, novos sistemas, softwares e ferramentas que influenciam o mercado de moda.

5 – Grupo terapêutico

Espaço de escuta psicoterapêutica coletiva, com foco breve e pontual, que fomenta o diálogo e reflexão frente a uma demanda específica. Masani é uma palavra de origem bantu, do idioma ganda ou luganda, comumente falado em Uganda, África Ocidental, e significa ”tem “espaço entre os dentes”. Esse nome foi escolhido, pois entendemos que o ciclo é um espaço de produção de brecha. Mentoras: Andressa Moraes e Liziane Guedes.

Pitch de Encerramento

Encontro com curadores, agentes de arte, diretores de instituições onde as artistas farão a apresentação dos trabalhos desenvolvidos durante a residência para marcar o contato com o mercado.