Skip to content
Looks da Moda Feminina e Masculina

Looks da Moda Outono Inverno 2023 – Looks da Moda Primavera Verão 2024

Looks da Moda Outono Inverno 2023 – Looks da Moda Primavera Verão 2024 -Looks da Moda feminina – Looks da Moda masculina – Looks da Moda Inverno – Looks da Moda Verão

Banner Temporada Verao Programacao Verao
  • Looks da Moda
  • Beleza
  • Dicas de Moda
  • Fashion News
  • Moda Feminina
  • Moda Íntima
  • Moda Masculina
  • Moda Praia
  • Moda Eventos
  • Feiras de Moda
  • Contato e Comercial
  • Toggle search form

Raiva e grande irritação podem provocar doenças, especialmente no coração

Posted on 16 de julho de 2020 By FabioJuchen

São Paulo – SP 16/7/2020 – A agressividade não é o único fator emocional que leva a doenças, mas com certeza ocupa lugar de destaque.

Estudos estimam que pessoas raivosas têm quatro a cinco vezes mais chances de desenvolver doenças do coração que pessoas menos iradas. Segundo o médico psiquiatra Cyro Masci, durante episódios de manifestação de agressividade explícita, a pressão arterial sobe, o pulso aumenta, o cortisol chega a ser secretado até 20 vezes mais que o normal.

Alguns estudos estimam que pessoas raivosas têm quatro a cinco vezes mais chances de desenvolver doenças do coração que pessoas menos iradas. Segundo o médico psiquiatra Cyro Masci, na década de 1950, médicos e advogados americanos foram analisados através de questionários específicos para raiva. Entre os que tinham pontuação baixa para agressividade, 2% dos médicos e 4% dos advogados haviam falecido antes dos 50 anos de idade. Já entre os de pontuação elevada, 14% dos médicos e 20% dos advogados estavam mortos antes de completar 50 anos.

“Outros estudos relacionaram maior mortalidade entre indivíduos que desconfiavam das pessoas em geral ou que sentiam e expressavam raiva de maneira frequente”, explica o médico, ao acrescentar que determinadas características de personalidade, como tendência a evitar pessoas ou preocupação ansiosa, não ficaram relacionadas com morte precoce.

“No meio científico, portanto, é bastante aceito o princípio de que raiva mata, de que a agressividade não é o único fator emocional que leva a doenças, mas com certeza ocupa lugar de destaque”, afirma Cyro Masci.

Contra o senso comum

 Isso contraria, segundo o psiquiatra, o senso comum de que “guardar” a raiva, deixar de colocá-la para fora, é o que faz mal à saúde. “Durante episódios de manifestação de agressividade explícita, a pressão arterial sobe, o pulso aumenta, o cortisol chega a ser secretado até 20 vezes mais que o normal e parece haver um aumento considerável na produção de radicais livres”, relata.

De acordo com Cyro Masci, pessoas que controlam a raiva podem sentir maior desconforto subjetivo do que os que a expressam, mas não têm tantas mudanças objetivas no organismo. Durante muito tempo, discutiu-se nos meios médicos se o melhor seria expressar a raiva e sentir alívio ou arrumar um jeito de dar fim à ira, sem expressá-la.

Essa última alternativa tem se mostrado francamente superior. Em poucas palavras, se a pessoa deseja viver mais e melhor, convém aprender a modular a agressividade, a aprimorar a tolerância, a controlar o “pavio curto”, aconselha o psiquiatra. Segundo Cyro Masci, “existem formas de tratamentos médicos integrativos que facilitam o controle dos impulsos emocionais, como fitoterápicos, homeopáticos ou nutracêuticos”. Tais procedimentos “podem auxiliar a modular as áreas cerebrais que controlam as reações emocionais de irritação e raiva, ajudando a diminuir a agressividade desproporcional, e desse modo ajudar a prevenir as doenças relacionadas à hostilidade”, finaliza.

Fonte: Cyro Masci, médico psiquiatra em São Paulo, autor dos livros “Síndrome do Pânico: Psiquiatria com abordagem integrativa” e “Biostress: Novos caminhos para o Equilíbrio e a Saúde”.

noticias-corporativas

Navegação de Post

Previous Post: A volta para a academia requer cuidados especiais
Next Post: Educação financeira: qual é o cenário das famílias brasileiras?

LOOKS DA MODA

Skin Care - Dandara Black dermocosmeticos para a pele negra - looksdamoda.com Dandara Black é Empresa Revelação da 30ª Edição do Prêmio Atualidade Cosmética Beleza
Skin Care - Dandara Black dermocosmeticos para a pele negra - looksdamoda.com Dandara Black participa do World Black, um dos maiores eventos de estética negra do Brasil Beleza
Sala de Poquer Ultimate Texas Holdem no GGPoker - Looks da Moda Guia Ultimate Texas Hold’em: aprenda como jogar e ganhar Conexão Looks da Moda
Conheça os melhores tipos de cobertores para se aquecer no inverno Dicas de Moda
Dicas para gestantes na hora de planejar a viagem Fashion News
Especialista explica como recuperar cabelo ressecado Looks da Moda - Estilo

Moda Eventos

  • INSPIRAMAIS em Porto Alegre : sustentabilidade gera oportunidades para a indústria de calçados no mercado internacional
  • Estúdio Fimec 2023 explora temas de sustentabilidade, digitalização, frugalidade e conforto
  • INSPIRAMAIS : sustentabilidade é destaque de evento de moda em Porto Alegre
  • Missão comercial na Colômbia terá 25 marcas brasileiras
  • Confira as datas das feiras de calçados SICC e Zero Grau em 2023

Looks da Moda

  • Grupo Guararapes encerra atividades de três fábricas em Fortaleza em 1 ano e gera mais de 6 mil demissões
  • Hair stylist Sandra Zapalá destaca o uso correto dos óleos finalizadores para cabelos
  • Estilista dá dicas de lingerie para curtir o Carnaval com conforto
  • Hair Stylist Sandra Zapalá : sim, é possível iluminar o cabelo cacheado com segurança
  • Podóloga desvenda algumas verdades e mitos sobre os cuidados com os pés

Copyright © 2022 Looks da Moda ( https://looksdamoda.com ) by Sortimentos.com

Powered by PressBook Blog WordPress theme