Seis dicas para conservação da malha tricot

Festimalha Feira de Malha Tricot

Dicas Looks da Moda .

Seis dicas para conservação da malha tricot

Malha tricot – Moda Inverno no site Looks da Moda

– As malhas devem ser lavadas à mão e ao avesso.

– Não é aconselhável torcer a roupa, apenas pressioná-la com suavidade.

– Lavar a peça dentro de uma fronha evita que a roupa solte fibras.

– Não é aconselhado o uso de água sanitária para lavar as malhas.

– O ideal é secar a roupa à sombra e em local bem arejado.

– A melhor maneira de retirar fiapos ou bolinhas que eventualmente se formarem nas malhas, é enrolar uma fita colante na mão e dedos ou numa escova tipo cone, com o lado colante para fora e passar diversas vezes sobre a peça.


LOOKS DA MODA


Site looksdamoda.com também traz mais dicas sobre as melhores maneiras de cuidar das roupas em tricot destacando o jeito correto de lavar, secar e guardar as peças. Assim elas vão estar lindas e prontas para uso na temporada de frio.

NA HORA DE LAVAR:

Lave as peças manualmente (a lavagem na máquina com força mecânica pode deformar o modelo da peça) com água fria ou morna (até 40ºC), alguns acrílicos podem encolher e perder o brilho em contato com água quente. A lavagem com sabão neutro é a melhor opção pois, o sabão em pó é agressivo demais para as fibras delicadas do tricot podendo fazer a peça encolher e endurecer. 

NA HORA DE SECAR:

Não use prendedores, pois podem marcar. A sugestão é estender em uma superfície horizontal e nunca na vertical, pois o peso da água fará com que as roupas fiquem deformadas. Seque as peças à sombra e/ou vento, pois a secadora e o sol danificam as fibras. Para não perder a forma original da roupa, o melhor é espremê-la com cuidado em vez de torcê-la após a lavagem. 

COMO PASSAR:

As peças em tricot normalmente não precisam ser passadas, mas caso precisar, nunca pressione demais o ferro na peça nem use-o muito quente, pois a peça poderá esticar. 

COMO GUARDAR:

Guarde as peças sempre dobradas e não penduradas em cabides, assim não correrá risco da peça esticar e perder a forma. Quando o frio passar, esqueça os cabides e os sacos plásticos, que criam fungos, prefira acondicionar as peças em capas de TNT, que as deixam respirar. Sacos plásticos são contra indicados por absorver umidade.

Guardar a peça de tricot ou crochê dobrada é uma orientação que também vale para quem trabalha em lojas. Nunca pendure uma peça assim, pois o risco de a peça esticar existe.