Vendas no varejo têxtil são impulsionadas por festas juninas e frio
.| Site Looks da Moda destaca as vendas no varejo têxtil |. Em meio ao inverno e à tradicional época das festas juninas, o varejo têxtil brasileiro prepara-se para colher os frutos do aumento na procura por roupas e acessórios para enfrentar as baixas temperaturas e entrar no clima das festividades juninas. O Sindicato do Comércio Varejista (Sindivarejista) projeta um aumento de até 7,5% nas vendas de artigos de inverno, tais como jaquetas, casacos, botas, acessórios e roupas de cama (cobertores, mantas e edredons).
Historicamente, o trimestre junho, julho e agosto representa uma parcela considerável das vendas dos artigos de inverno. O diretor executivo da Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), Edmundo Lima, reforça: “As temperaturas mais baixas que atingem principalmente as regiões Sul e Sudeste do País aumentam a atratividade dos produtos, especialmente em datas comemorativas como o Dia dos Namorados”, observa.
O inverno de 2024 será marcado por frentes frias mais intensas, de acordo dados do Climatempo. As baixas temperaturas serão provocadas pelo resfriamento do oceano Pacífico equatorial, em razão do fenômeno climático La Niña. Uma pesquisa realizada pela Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês) levantou uma probabilidade de 65% de o fenômeno retornar até agosto deste ano. Caso isso se confirme, o inverno de 2024 contará períodos mais frios e secos, principalmente no Sul do país.
Ele também observou que a procura por peças típicas para as festas de São João e demais eventos juninos tem crescido, com o varejo de moda ofertando um mix variado de opções.
Site Looks da Moda conta com apoio dos sites Moda Eventos e Feiras de Moda