Fashion Revolution Week 2022 : movimento global da indústria de moda sustentável ocorre de 18 a 24 de abril

Looks da Moda Fashion Revolution Week Brasil - looksdamoda.com

Looks da Moda : Fashion News

Fashion Revolution Week 2022

Fashion Revolution Week 2022 : movimento global da indústria de moda sustentável ocorre de 18 a 24 de abril

Entre os dias 18 e 24 de abril de 2022, mais de 90 países celebram a Fashion Revolution Week. No Brasil há diversos eventos e ações. O intuito é conscientizar e esclarecer questões sobre o consumo da moda, seus efeitos na sociedade e sobre a atuação dos profissionais do segmento diante dos problemas oriundos do consumo.

O movimento global Fashion Revolution foi criado por um conselho global de líderes da indústria de moda sustentável, ativistas, imprensa e acadêmicos, com a proposta de exigir mais transparência na cadeia produtiva de moda. A campanha surgiu após o desabamento do edifício Rana Plaza em Bangladesh, no dia 24 de abril de 2013, que deixou 1.133 mortos e 2.500 feridos. No local funcionava uma grande fábrica de roupas. 

Fashion Revolution tem objetivo de aumentar a conscientização sobre o verdadeiro custo da moda e seu impacto em todas as fases do processo de produção e consumo, mostrando ao mundo que a mudança é possível, por meio da celebração dos envolvidos na criação de um futuro mais sustentável e de conexões que exijam transparência.

Fashion Revolution Week Brasil 2022

O tema ‘Dinheiro, Moda e Poder‘ da Fashion Revolution Week Brasil 2022 se baseia no conhecimento de que a indústria da moda convencional depende da exploração do trabalho e dos recursos naturais. A riqueza e o poder estão concentrados nas mãos de poucos, ao passo que o crescimento e lucro são visados acima de tudo. Grandes marcas e varejistas produzem rápido demais e nos manipulam dentro de um ciclo tóxico de consumo excessivo. Enquanto isso, a maioria das pessoas que fazem nossas roupas não recebem o suficiente para atender às suas necessidades básicas e já sentem os impactos da crise climática — que a própria indústria da moda alimenta. O Brasil, fundado a partir de um sistema exploratório e colonial, carece de profunda conexão com a sua verdadeira cultura de moda, que reconheça e valorize os saberes de povos originários e saberes tradicionais.

Para Orsola de Castro, cofundadora e diretora criativa global do Fashion Revolution, “À medida que entramos no nosso 9° ano, vamos voltar para nosso tema central, expondo as profundas desigualdades e abusos sociais e ambientais nas cadeias produtivas da moda. Da distribuição desigual de lucros até os itens produzidos em excesso e descartados facilmente, passando pelos desequilíbrios de poder que são avessos à inclusão. Por outro lado, estaremos inspirando novos designers, pensadores e profissionais de todo o mundo que estão desafiando o sistema com soluções e modelos alternativos. A Semana Fashion Revolution é tudo isso, tanto uma análise profunda, como uma celebração da moda, global e localmente, onde você estiver.”

Durante a Semana Fashion Revolution, as marcas serão incentivadas a mudar a lógica do crescimento infinito, e os consumidores serão convidados a compreender o verdadeiro valor do que compram. No Brasil, as campanhas #ModaSemVeneno e #Canhamoérevolução promovem informações e conteúdos para que a produção de fibras seja repensada, considerando oportunidades que sejam de fato sustentáveis para se envolver com a

campanha, o Fashion Revolution disponibiliza ferramentas para as pessoas escreverem aos legisladores locais, pedirem maior transparência na cadeia produtiva da moda, apoiar pequenos negócios e criarem suas próprias histórias, se reconectando com as roupas que usam todos os dias.



Publicação com apoio do site Moda Eventos ( https://modaeventos.com.br )

Site Looks da Moda : gestão de conteúdo e comercial da Sortimentos Comunicação de bio Juchen